quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Textos de Ellen G. White para Escritores e Editores N°. V

Regularmente tem sido reproduzido textos do Espírito de Profecia do livro “O Outro Poder: Conselhos para Escritores e Editores”.
Obs: A referência das páginas entre parênteses são sempre do livro mencionado acima. Também constando ao final do texto sua fonte primária.
Verdades Inegociáveis
Quando o poder de Deus testifica daquilo que é a verdade, essa verdade deve permanecer para sempre como a verdade. Não devem ser agasalhadas quaisquer suposições posteriores contrárias ao esclarecimento que Deus proporcionou. Surgirão homens com interpretações das Escrituras que para eles são verdade, mas que não o são. Deu-nos Deus a verdade para este tempo como um fundamento para nossa fé. Ele próprio nos ensinou o que é a verdade. Aparecerá um, e ainda outro, com nova iluminação, que contradiz aquela que foi dada por Deus sob a demonstração de Seu Santo Espírito.
Vivem ainda alguns que passaram pela experiência obtida quando esta verdade foi firmada. Deus lhes tem benignamente poupado a vida para repetir e repetir até ao fim da existência a experiência por que passaram da mesma maneira que o fez o apóstolo João até ao termo de sua vida. E os porta-bandeiras que tombaram na morte devem falar mediante a reimpressão de seus escritos. Estou instruída de que, assim, sua voz se deve fazer ouvir. Eles devem dar seu testemunho relativamente ao que constitui a verdade para este tempo.
Não devemos receber as palavras dos que vêm com uma mensagem em contradição com os pontos especiais de nossa fé. Eles reúnem uma porção de passagens, e amontoam-na como prova em torno das teorias que afirmam. Isto tem sido repetidamente feito durante os cinqüenta anos passados. E se bem que as Escrituras sejam a Palavra de Deus, e devam ser respeitadas, sua aplicação, uma vez que mova uma coluna do fundamento sustentado por Deus estes cinqüenta anos, constitui grande erro. Aquele que faz tal aplicação ignora a maravilhosa demonstração do Espírito Santo que deu poder e força às mensagens passadas, vindas ao povo de Deus. Carta 329, 1905; Mensagens Escolhidas Vol. I pág. 161. (pág. 22).

Guardar a Verdade Não Impede de Receber Nova Luz
Termos a verdade é um fato e devemos manter firmemente as posições que não podem ser abaladas; mas não devemos olhar com suspeita sobre qualquer nova luz que Deus possa enviar, dizendo: não vemos nenhuma necessidade de mais luz além da antiga verdade que recebemos até aqui e sobre a qual estamos firmados. Enquanto mantivermos essa posição, o testemunho da Testemunha Verdadeira aplica-se a nosso caso como reprovação: “E não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu” (Ap. 3:17). Aqueles que se sentem ricos e crescendo em bens, sem de nada necessitar, estão cegos em relação a sua verdadeira condição diante de Deus e não tem consciência disso. Review and Herald, 7 de agosto de 1894. (pág. 23).

Dirigidos Por Deus, mas não Infalíveis
Cumpre não pensar: “Bem, temos toda verdade, compreendemos as principais colunas da nossa fé, e podemos descansar neste conhecimento.” A verdade é progressiva, e precisamos andar em luz crescente. 
Um irmão perguntou: “Irmã White, a senhora acha que precisamos entender a verdade por nós mesmos? Por que não podemos tomar as verdades que outros reuniram, e crer nelas porque eles pesquisaram os assuntos, e assim estaremos livres para prosseguir, sem sobrecarregar as faculdades da mente na pesquisa de todos esses temas? A senhora não acha que esses homens que trouxeram à luz a verdade no passado, foram inspirados por Deus?”
Não ouso dizer que não fossem dirigidos por Deus, pois Cristo guia a toda verdade; mas no que diz respeito à inspiração no mais amplo sentido da palavra, eu digo: Não. Creio que Deus confiou-nos uma obra a fazer, mas se não forem plenamente consagrados a Deus em todos os momentos, colocarão o eu e seus traços peculiares de caráter no que estão fazendo, e colocarão seu modelo sobre a obra, moldando homens na experiência religiosa segundo seu próprio padrão. É perigoso tentar fortalecer o próprio braço. Devemos depender dos braços do poder infinito. Deus nos tem revelado isso durante muitos anos. Devemos ter fé viva em nosso coração e buscar conhecimento mais amplo e luz superior. Review and Herald, 25 de março de 1890. (pág. 23).

Haverá Mais Luz para o Povo de Deus?
Um espírito de farisaísmo tem influenciado o povo que diz crer na verdade para estes últimos dias. Estão satisfeitos consigo mesmos. Dizem: “Temos a verdade. Não há mais luz para o povo de Deus”. Mas não estamos seguros quando tomamos a posição de que não aceitaremos nada mais além daquilo que temos estabelecido como a verdade. Devemos tomar a Bíblia e investigá-la cuidadosamente por nós mesmos. Devemos escavar as minas da Palavra de Deus em busca da verdade. “A luz que semeia-se para o justo, e a alegria, para os retos de coração” (Sl 97:11). Alguns têm me perguntado se eu acho que haverá mais luz para o povo de Deus. Nossas mentes têm se tornado tão estreitas que não compreendemos que o Senhor tem uma poderosa obra a realizar por nós. Crescente luz deve brilhar em nós; “a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito” (Pv 4:18).  Review and Herald, 18 de junho de 1889. (pág. 24).

Sempre se Revelará Mais Luz
Ao que está em viva comunhão com o Sol da Justiça, sempre se revelará nova luz sobre a Palavra de Deus. Ninguém deve chegar à conclusão de que não há mais verdades a serem reveladas. O que busca a verdade com diligência e oração encontrará preciosos raios de luz que ainda hão de brilhar da Palavra de Deus. Ainda se acham dispersas muitas gemas que devem ser reunidas para tornar-se propriedade do povo remanescente de Deus. Conselhos Sobre Escola Sabatina, pág. 34. (pág. 24).          

Para o internauta acessar a Ed. N°4 basta clicar aqui, a Ed. N°3 clique aqui, a Ed. N°2 clicar aqui, e a Ed. N°1 aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...