quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

O Primeiro Missionário Adventista Além-Mar - Jhon N. Andrews

John Nevins Andrews estava em pé na pla­taforma junto ao mar com seus dois filhos, Char­les e Mary, escutando as ondas baterem contra o navio que os levaria através do Atlântico. Após várias semanas de preparação e oração, eles esta­vam prontos para partir. Ele gostaria que sua es­posa, Angeline, estivesse junto deles, mas ela ha­via falecido vítima de um derrame cerebral dois anos antes.
Era o ano de 1874, e os líderes da igreja ha­viam solicitado que Andrews fosse à Europa como missionário. Ele sabia que o trabalho não seria fá­cil, mas estava determinado a fazer o seu melhor para espalhar o Evangelho. Mais tarde, Ellen Whi­te escreveu aos líderes da igreja na Europa dizen­do: “Enviamos o melhor homem de nossas fileiras”.
Quando era garoto, J. N. Andrews nunca sonhou em se tornar um missionário. Ele nasceu em 22 de julho de 1829, em Poland, Maine, na cos­ta oriental dos Estados Unidos. Ele foi à escola somente até aos 11 anos, mas ele nunca parou de aprender. De fato, algumas pessoas dizem que ele era fluente em sete línguas e podia recitar o Novo Testamento de memória!
Seu tio Charles, membro do Congresso dos Estados Unidos, ofereceu-se para pagar seus estudos. “Você pode es­tudar Direito e tornar-se um po­lítico”, ele lhe disse. Mas quando Andrews aceitou guardar o sába­do aos 15 anos, decidiu tornar-se um pastor ad­ventista.
Andrews auxiliou de várias formas a jovem Igreja Adventista. Ele escreveu panfletos e livros importantes, falou em reuniões até ficar rouco, estudou a Bíblia e auxiliou aos demais membros a determinar que o início do sábado é no pôr-do-sol da sexta-feira. Viajou para Washington, DC, e ajudou na obtenção do status de não-combatên­cia para os adventistas durante a Guerra Civil Americana. E em 1867, foi eleito presidente da As­sociação Geral.
Mesmo sendo um homem importante na Igreja Adventista, Andrews nunca estava ocupa­do demais para ser gentil e amigável. Durante a primeira reunião campal, realizada em Wright, Michigan, ele caminhou perto das tendas per­guntando aos seus ocupantes: “Vocês estão con­fortáveis aí?”
Andrews tornou-se o primeiro missioná­rio adventista oficial em terras estrangeiras. Ele e seus filhos trabalharam duro para iniciar uma casa publicadora adventista na Suíça e para estabelecer uma igreja naquele local. Não tinham muito dinheiro, mas estavam felizes por trabalhar para Deus.
Enquanto ainda trabalhava como missio­nário na Europa, J. N. Andrews faleceu vítima de tuberculose, aos 54 anos. Foi sepultado em Basel, Suíça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...