quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Eleição para o Líder da Igreja

Agora amigos e ilustres convidados, vamos ver como é feita a escolha de um líder pelos olhos humanos:

Bom, fizemos aqui um relatório dos melhores lideres que conseguimos reunir em, nossa igreja.

Temos aqui grandes nomes, e com certeza vamos escolher o melhor para o a nossa igreja.

ADÃO: bom homem, mas com problemas com a esposa.

NOÉ: esse ai é um grande pastor, pregou por 120 anos, mas não obteve sequer um converso. Não serve, soube que até bêbado já ficou.

JOSÉ: esse foi um grande pensador, mas um tanto convencido que acredita em sonhos, pondo-se a interpreta-los. Tem registro de passagem pela prisão, seria uma vergonha para nossa igreja.

MOISÉS: homem modesto e manso, mas um pobre comunicador,chegando ás vezes a gaguejar. Houve ocasiões em que perdeu a paciência e agiu de modo rude.

ELIAS: dado a depressão. Entra em pânico sob pressão, não serve.

DÉBORA: uma mulher inteligente, uma forte líder e parece ser ungida, mas é mulher...

JEREMIAS: emocionalmente instável, alarmista, negativista, sempre lamentando coisas.
                 
AMÓS: muito atrasado e sem polimento. Com alguma instrução no poderia oferecer alguma promessa, mas se encrenca com pessoas ricas. Poderia adequar-se melhor a congregações mais humildes.

PEDRO: esse é muito encrenqueiro. Tem um mau temperamento, e soube-se que chegou até a xingar. Teve um bate boca com Paulo. Agressivo, mas um grande coração.

PAULO: um líder poderoso, do tipo Alto Executivo, e pregador fascinante. Contudo, tem pouco tato, é implacável com jovens ministros, muito severo e soube-se que prega a noite toda. Também tem problemas nos olhos, que lhe afeta a visão até para escrever.

TIMÓTEO: muito jovem com certeza um irresponsável, e desinteressado.

JESUS: esse ai tem tido ocasiões de popularidade, mas uma vez sua igreja alcançou 5000, porém ele conseguiu ofender essa gente toda. Daí a igreja diminuiu para doze pessoas. Raramente permanece num só lugar por muito tempo. E logicamente, há problema de ser solteiro.

JUDAS ISCARIOTES (todos olham um para o outro): suas referencia são sólidas. Um grande planejador. Conservador. Tem boas ligações. Sabe como lidar com finanças.  Vemos aqui nesse homem grande possibilidade de ser o nosso líder.

Nota: A escolha baseada apenas no exterior, em uma fria profissão de fé, é a escolha aos olhos humanos. Nesta ilustração foi possível ver claramente quantas vezes erramos em nossos julgamentos quando estamos dispostos a elogiar apenas aqueles que são aparentemente firmes, conservadores, ou então altamente capacitados nos padrões mundanos.
Na verdade nesta lista de homens escolhidos por Deus das mais variadas épocas, eles realmente tinham alguns destes defeitos apontados (sendo que alguns também eram difamações ou preconceitos): mas apesar destes defeitos de caráter, foram escolhidos por Deus, porque na verdade Deus não escolhe os capacitados, Mas Ele capacita os escolhidos.
Podemos ainda fazer uma análise de como vemos o trabalho evangelístico de Jesus: será que vemos apenas em matéria de número e não de qualidade os membros da igreja? Será que compreendemos que apesar de Jesus ter tido alguns momentos de popularidade Sua mensagem - tal como a que cabe a nós hoje – é impopular, e escândalo para a maioria dos pretensos religiosos?
Que Deus ilumine os sinceros, e nos dê a sabedoria do alto, porque “O temor do Senhor é o princípio do conhecimento” Provérbios 1:7. M. Borges

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...