quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Livros que Transformaram Corações

Quando Ellen White morava na Austrália, vivia nas redondezas uma família que possuía uma grande fazenda de árvores frutíferas. O papai tinha uma bela plantação de laranjas e limões, e também de outras frutas. Ele gostava muito de ler, e com isso aprendeu bastante a respeito das doutrinas adventistas e as aceitava como sendo verdadeiras. Ainda assim, não havia feito consigo mesmo o compromisso de seguir essas doutrinas e viver uma vida dedicada a Deus. Embora soubesse o que era melhor, estava enraizado em seus velhos hábitos. A Sra. White esta decepcionada com o fato de o fazendeiro e sua família não terem se unido à Igreja.
Em uma de suas visitas à família, a Sra. White dirigiu a conversa para os assuntos espirituais. Falando com aquele pai, como falaria a um membro da Igreja Adventista do sétimo dia, ela disse: “O senhor tem grande responsabilidade. Aqui estão seus vizinhos à sua volta.” E ela apontava com a mão as grandes fazendas próximas. “O senhor tem uma responsabilidade para com cada uma dessas pessoas, pois tem o conhecimento bíblico que elas não têm. Se o senhor tem amor pelo que conhece e o segue, ajudará a converter muitos para Cristo.”
Ele olhou para a irmã White de maneira estranha. A expressão de seu rosto parecia estar tentando dizer a ela que há muito tempo havia desistido dessas doutrinas adventistas que outrora havia aceitado. Mas a Sra. White já sabia disso. Ignorando sua expressão, ela continuou a conversar com ele como se ele fosse um adventista: “Nós vamos ajudar o senhor a converter seus vizinhos.” Perguntou então se ele tinha alguns dos livros que ela havia escrito. O fazendeiro respondeu-lhe educadamente: “Não, mas temos uma biblioteca local onde podemos pegá-los lá”, pensando em uma maneira de mudar de assunto.
Logo depois disso, a Sra. White teve uma visão certa noite, na qual um anjo estava em pé ao lado de sua cama, e ele a orientou a visitar novamente o fazendeiro para lhe entregar alguns de seus livros. O anjo disse que aqueles livros iriam convertê-lo. Obedecendo à instrução, ela escolheu alguns de seus maiores livros, colocou-os ao seu lado no assento da charrete, e dirigiu-se para a fazenda daquele senhor. Embora o homem estivesse trabalhando lá fora nos pomares, ele veio até sua casa quando percebeu que a Sra. White havia parado ali. “Eu trouxe alguns livros para o senhor e para seus filhos lerem”, disse ela. Novamente ele lhe respondeu que ele poderia pegar os livros na biblioteca. Ela deu uma olhada pela sala e acrescentou: “Eu não vejo nenhum dos livros da biblioteca aqui. Talvez o senhor se sinta meio desanimado para ir pegar livros na biblioteca pública.” Ela ouvia o que ele dizia, mas tinha uma resposta para tudo, e finalmente aquele senhor acabou aceitando os livros.
Antes de sair, a Sra. White ajoelhou-se e orou com ele. Quando se levantaram, lágrimas rolavam por sua face queimada pelo Sol. “Estou muito contente por a senhora ter vindo me ver… Agradeço muito pelos livros”, ele repetia constantemente. Na próxima vez que ela o visitou, aquele senhor lhe disse que já havia lido uma boa parte do livro Patriarcas e Profetas. “Não há nada nele que eu pudesse mudar”, ele comentou. “Tudo o que está escrito fala diretamente à minha alma.”
“Qual desses livros o senhor considera ser o mais importante?” – Ela perguntou.
“Eu os emprestei todos aos meus vizinhos, e o dono do hotel me disse que acha O Grande Conflito o melhor deles.” De repente, seus lábios começaram a tremer. “Mas eu penso que Patriarcas e Profetas é o melhor. É o livro que me tirou da lama.”
A Sra. White compreendia a natureza humana. Ela sabia que a pessoa ficava mais interessada nas coisas em que trabalhava ou que conhecia melhor. Ao emprestar os livros aos seus vizinhos, aquele homem começou a se interessar pela mensagem adventista outra vez. Ele e sua família uniram-se à Igreja, e juntos ajudaram a converter várias famílias da vizinhança. A influência da Sra. White sobre esse homem trouxe grandes resultados e muitas pessoas vieram a conhecer a mensagem adventista.
Aqueles livros ainda hoje transformam corações e atraem pessoas a Jesus. Ao lê-los, nós somos muito abençoados. E assim como fez a Sra. White, nós podemos incentivar as pessoas a lerem esses livros para que também possam experimentar as bênçãos que Deus tem para elas.
__________________
Adaptado de Um Anjo Sobre Sua Tenda, escrito por D. A. Delafield e Gerald Wheeler.
(Southern Publishing Association, 1969, p. 107-109, e Manuscript Releases, v. 1, p. 146-150.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...